Fazer uma gestão eficaz que leve ao sucesso de uma empresa exige dedicação, motivação e, principalmente, conhecimento.
Com o empreendedorismo a ganhar cada vez mais destaque, inúmeros portugueses tentam aventurar-se. Porém, nem todos conseguem realmente triunfar.
Para garantir que alcança o sucesso, continue a ler este artigo e fique a conhecer as nossas dicas!
Sucesso: As melhores dicas de gestão para o seu negócio
Podemos considerar que a gestão é o ponto de partida de qualquer organização. Por isso, se esta não for realizada da melhor forma pode causar danos catastróficos em todos os departamentos.
No princípio até pode parecer fácil, contudo à medida que o negócio vai crescendo os obstáculos vão surgindo e criando impasses. E é nessas alturas que terá de ter a capacidade de os gerir da melhor forma.
Porém, ninguém nasce ensinado. Por isso, queremos dar-lhe algumas dicas que poderão ser fundamentais para gerir a sua empresa rumo ao sucesso.
1 – Definir objetivos
Se não sabe o que pretende, como poderá alcançá-lo? É vital definir os objetivos da sua empresa a médio e longo prazo.
Só assim poderá perceber quando é a altura certa para dar o próximo passo, quer seja contratar mais colaboradores, adquirir novos clientes…
Uma boa técnica para definir metas é aplicando o sistema SMART, definindo metas: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Não se esqueça que estas metas também devem estar sempre alinhadas com a sua visão para agregar valor ao negócio. Podendo assim ter sucesso em todas as decisões.
2 – Utilize as ferramentas a seu favor
Ao gerir um negócio é comum que seja, constantemente, requisitado em todas as direções, por isso é vantajoso aliar a tecnologia à sua rotina e à dos seus colaboradores.
Existem plataformas que poderão facilitar a gestão de tarefas, como o Trello, Asana, Microsoft Planner… Deve explorar cada um deles, juntamente com a sua equipa, para perceber qual poderá ser a melhor opção.
Também não deve prescindir de uma drive onde consiga colocar todos os ficheiros e documentos antigos e atuais da empresa.
Lembre-se que toda a informação é importante e deverá guardá-la para saber os pontos já abordados e as estratégias implementadas.
3 – Motivar a equipa
A equipa é uma das partes mais fundamentais do sucesso de qualquer empresa. Sem ela o negócio não evolui. Portanto, só ganha vantagens em mantê-la motivada.
E atenção que motivar a equipa não é apenas aumentar ordenados e dar prémios, existem outras coisas que também são muito valorizadas.
Damos como exemplo a seguinte situação: um colaborador está a trabalhar há meses num projeto, conseguiu concluí-lo e foi fortemente elogiado pelo cliente. Porque não lhe dá uns dias extra de descanso?
Este é apenas um exemplo, pode também dar outras regalias como seguros de saúde que se estendem ao agregado familiar, promover o bem-estar…
O céu é o limite! Pode até incluir os seus funcionários na discussão para perceber o que gostariam de ver implementado.
4 – Não perca o mercado de vista
Um erro que muitos empresários cometem é esquecerem-se de estudar o seu mercado de atuação.
Ao gerir um negócio é essencial perceber o que o seu nicho deseja, quais são as oportunidades, as exigências…
Se não o fizer, como poderá saber o que melhorar ou que soluções, produtos e serviços desenvolver?
Neste parâmetro também entra a concorrência. Tal como se costuma dizer “mantenha os amigos por perto e os inimigos mais ainda”. Desta forma, poderá perceber o que funciona e não funciona no seu meio de atuação.
Todas as dicas que demos poderão levar o seu negócio ao sucesso! Aplique-as e faça uma gestão eficaz e, acima de tudo, rentável.