Poupar e reduzir custos numa empresa é sempre uma preocupação entre os gestores. Afinal, despesas desnecessárias afetam diretamente o lucro.
E mesmo que o seu negócio esteja a ter um bom desempenho, é sempre interessante avaliar se há pontos de melhoria que podem ajudar a diminuir os gastos.
Para ajudar nesta tarefa, reunimos algumas dicas práticas sobre como poupar no seu negócio.
Empresa: 5 dicas para poupar e aumentar o seu lucro
Muitos empresários acreditam que ações de redução de custos devem ser feitas somente em momentos de emergência.
Na verdade, esta é uma visão errada. Poupar nas despesas garante à empresa mais recursos que podem ser direcionados para investimentos em inovação.
Algumas medidas simples irão refletir na melhoria dos lucros, permitindo a elaboração de planos de expansão dos negócios.
Quer saber como colocar tudo isto em prática? Explicamos-lhe a partir de agora!
1 – Reavalie a sua gestão financeira
A gestão das finanças do seu negócio está realmente em boas mãos? É comum que pequenos empreendedores acumulem as funções de direção e contabilidade do negócio.
Entretanto, não delegar esta importante tarefa a um profissional pode levar a prejuízos que comprometem o bom funcionamento do negócio.
Contrate um contabilista para ter uma consultoria profissional acerca do regime fiscal. Além disso, este profissional ajuda a perceber em que segmentos é possível aplicar melhorias para a retenção de gastos.
2 – Saiba negociar com fornecedores
Lidar com fornecedores também faz parte da cadeia de produção de muitas empresas, sendo este um importante ponto para uma possível poupança.
Neste sentido, cuidado com a noção de que o mais barato é sempre o mais vantajoso. Muitas vezes, a qualidade deixa a desejar o pode fazer com que tenha despesas a dobrar.
O ideal é procurar por um fornecedor conhecido e que garanta qualidade, e negociar para que ambos cheguem a acordo sobre o melhor custo versus benefício.
3 – Oriente a equipa
Os seus funcionários também podem colaborar no processo de redução de custos. Invista em formações e orientações para estimular a equipa a adotar hábitos que diminuam as despesas.
Pequenos detalhes do dia a dia já podem fazer muita diferença. Muitas empresas já fazem isto para conscientizar os colaboradores sobre como evitar o desperdício de água e eletricidade, por exemplo.
No mesmo sentido, a formação dos funcionários é fundamental para que o uso e instalação de equipamentos seja feito de forma adequada. Isto evita danos e substituições que criam gastos extras.
4 – Use a tecnologia a seu favor
Implementar a tecnologia nas suas operações também pode ajudar e muito a reduzir os custos de um negócio.
Um exemplo simples é a substituição de arquivos físicos por documentos digitais, que são mais práticos, não precisam de ser impressos ou espaço para serem armazenados.
A automação de processos também é bastante benéfica e permite eliminar tarefas manuais, repetitivas e burocráticas. Além disso, é mais eficiente e produtiva, evitando erros e o retrabalho.
5 – Identifique falhas de eficiência
Avaliar e ter um feedback periódico das operações é fundamental para perceber se há pontos de ineficiência que aumentam os custos.
Seja na produção, manutenção ou gestão, fique atento, pois um trabalho mal-executado pode ser o responsável por um gasto extra.
Ao identificar e solucionar este problema de forma rápida, o prejuízo é menor e o retorno financeiro passa a ser superior.
Implemente estas dicas na rotina de gestão da sua empresa, reduza os custos e melhore o desempenho dos seus resultados.