Saber fazer uma boa gestão de conflitos na empresa é fundamental para gestores e colaboradores que ocupam cargos de liderança.
Numa empresa convivem diferentes pessoas, com personalidades distintas, e que por vezes se chocam. É natural que, nalguma altura, surja algum conflito.
Esta diversidade de opiniões e de ideias pode ser enriquecedora, porém, quando alguns atritos não são devidamente geridos, podem prejudicar o ambiente de trabalho.
Por isso, no artigo de hoje reunimos as melhores dicas para lidar com conflitos na empresa e melhorar o clima organizacional.
Gestão de conflitos nas empresas: 5 dicas para mediar atritos entre funcionários
Lidar com desentendimentos no ambiente de trabalho nunca é agradável, mas deve ser feito, pelo bem de todo o contexto organizacional.
Afinal, conflitos e assuntos mal resolvidos podem trazer diversos problemas à empresa e, até mesmo, prejudicar a produtividade de todos.
Algumas das consequências são a diminuição na qualidade do trabalho, um ambiente negativo, rivalidades e disputas.
Para a resolução destes conflitos, o melhor é contar sempre que possível com a intermediação de alguém neutro, face à situação. E é aí que entra o papel do gestor ou líder da equipa.
De seguida, listamos algumas estratégias para o ajudar nesta importante tarefa.
1 – Investigue o que originou o conflito
O primeiro passo é investigar o que gerou aquele conflito, e permitir que os envolvidos expliquem a sua versão do ocorrido.
É muito importante atuar com imparcialidade, para que tudo seja resolvido da melhor forma possível.
É importante fazer isto mal tenha conhecimento do atrito, pois um pequeno desentendimento, se não resolvido em tempo útil, pode tornar-se num conflito de maiores proporções.
2 – Abra espaço ao diálogo e feedbacks
Os colaboradores devem sentir-se confortáveis em partilhar a sua opinião sobre um determinado assunto relevante para a empresa.
Da mesma forma, o gestor ou líder deve apresentar feedbacks construtivos, acerca da postura dos funcionários, enquanto trabalham em equipa.
Promover um canal aberto para este tipo de conversa é uma excelente forma de auxiliar na resolução e prevenção de desentendimentos.
A comunicação clara e objetiva melhora consideravelmente o relacionamento interpessoal. Isto porque faz com que todos se sintam confortáveis, e que pertencem verdadeiramente àquele grupo.
3 – Invista numa boa comunicação
E por falar em comunicação, quando esta não é feita de forma adequada, pode prejudicar o desenvolvimento de todos os processos de trabalho.
As informações incompletas ou incorretas têm um impacto direto na execução de tarefas, e pode gerar desgaste entre os colaboradores.
A empresa deve, portanto, facilitar a comunicação. Pode fazê-lo através do investimento em recursos que facilitem este processo e, também, promovendo reuniões presenciais periódicas, para alinhar as estratégias do grupo.
4 – Use a técnica de brainstorming
O brainstorming é um processo bastante produtivo para a criação de novas soluções, que permite que todos os membros de uma equipa possam partilhar as suas ideias.
Se há um problema a nível do relacionamento de grupo, que está a prejudicar o clima organizacional, pode propor uma reunião de brainstorming com todos.
Assim, todos os membros da equipa podem construir novas formas de gerir os conflitos e resolver eventuais desentendimentos.
5 – Estimule o trabalho em equipa
O atrito entre membros de uma equipa prejudica o trabalho de todos, e consequentemente a produtividade da empresa.
Mas, se cada um dos membros executar a sua função com eficácia e, ainda, apoiar os seus colegas, as perspetivas de um bom rendimento coletivo são grandes.
Para que isto seja possível, o líder ou gestor deve incentivar o trabalho em equipa, de forma colaborativa.
Jamais promova a rivalidade entre os funcionários, com comparações ou feedbacks que geram constrangimento. Isto apenas abre espaço para conflitos e desavenças.
Por isso, trabalhe estas estratégias, e vai perceber que será muito mais fácil aplicar uma boa gestão de conflitos na sua empresa.