PME: Dicas de contabilidade para pequenas e médias empresas

PME Dicas de contabilidade para pequenas e médias empresas

PME é aquilo a que chamamos uma pequena ou média empresa, definida de acordo com o número de colaboradores, bem como o volume de negócios ou balanço total.

Tal como nas grandes empresas, a contabilidade é uma área a que este grupo de empreendedores deve dar uma especial atenção.

O grande problema é que, por serem negócios mais pequenos, a gestão das finanças acaba por ser, muitas das vezes, da responsabilidade do próprio proprietário.

Contudo, este é um erro que não deve cometer. Por isso, no artigo de hoje explicamos-lhe o que deve ter em atenção para manter a contabilidade sempre em ordem.

PME: Estratégias de contabilidade para otimizar as finanças

Quem inicia uma nova empresa pode sentir-se um pouco perdido quando o assunto é a contabilidade.

De facto, tratar das finanças é uma tarefa que envolve muita responsabilidade, especialmente para as PME que ainda não estão consolidadas no mercado.

No entanto, é importante dedicar uma especial uma atenção a este aspeto, pois uma contabilidade organizada possui impacto positivo no desenvolvimento da empresa.

De seguida, reunimos algumas dicas práticas para aplicar em conjunto com o seu contabilista e proporcionar benefícios ao seu negócio.

1 – Encargos indiretos e folhas de pagamento

No que toca à folha de pagamento, há os encargos que incidem em base mensal e há também os chamados de indiretos.

Estes encargos indiretos são aqueles que irão incidir futuramente. Alguns exemplos são o 13º mês, subsídios de férias, indemnizações de demissão, entre outros.

Para que as finanças estejam sempre em ordem, é importante planear estas despesas, considerando os valores a serem pagos aos colaboradores.

Este planeamento deve ser feito com base no Código do Trabalho, para que a empresa atue em conformidade com a lei. Para não haver erros, é importante informar-se com o contabilista.

2 – Determinar o preço de venda

Um dos aspetos mais importantes a determinar é o preço de venda do produto ou serviço comercializado pela PME.

Para que este preço seja compatível e viável para a empresa, é necessário considerar fatores como o custo da matéria-prima, dos materiais e dos equipamentos envolvidos no processo de produção.

Além disso, há outros elementos indiretos que devem ser contabilizados, como custos de pessoal, de tempo e de armazenamento.

Sabendo disto, para que a empresa possa ter lucro ao longo da sua atividade, é muito importante definir o preço de venda com base num orçamento muito bem elaborado.

3 – Avaliação e demonstração de resultados

Outra dica de contabilidade para PME é saber analisar os resultados e assim identificar os custos diretos e indiretos, bem como os resultados finais.

Isto porque nem todo o valor disponível em caixa ao fim do mês pode ser considerado como lucro.

Acompanhar os resultados e conhecer a margem de lucro real do seu negócio possibilita avaliar a sua rentabilidade, saber a sua liquidez, bem como a capacidade de investimento.

Estes são fatores imprescindíveis para o crescimento e para a capacidade de expansão da empresa.

4 – Conhecer e analisar os tributos

As obrigações tributárias costumam ser um dos pontos mais complexos com que os novos empresários têm que lidar.

Porém, é de extrema importância conhecer o regime tributário em que o negócio se enquadra.

Este conhecimento é o que irá possibilitar a manutenção da rentabilidade da empresa, evitando o pagamento indevido de impostos ou a falha no cumprimento de outros.

Uma empresa que tem as suas obrigações fiscais em dia tem, certamente, mais hipóteses de prosperar.

5 – Conhecer os benefícios de fomento

O investimento também é um importante fator para a sustentabilidade de uma empresa, seja através de dinheiro próprio ou através de linhas de crédito e financiamentos.

É possível encontrar diversas iniciativas e ajudas para pequenas empresas, como por exemplo o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

O IAPMEI é um parceiro estratégico público de apoio às micro, pequenas e médias empresas.

Lembre-se que todas estas dicas podem ser melhor implementadas com o suporte profissional de um contabilista.

Aguardamos o seu contacto!

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