Já ouviu falar do fluxo de caixa? Bem, podemos afirmar que é fundamental para o bom andamento do negócio, garantindo um lucro sustentável para o mesmo.
Assim, a organização deste fluxo faz parte da boa gestão financeira da empresa como um todo.
Continue a ler o nosso artigo e conheça o verdadeiro impacto desta ferramenta para a continuidade do seu negócio.
Fluxo de caixa: Por que é assim tão importante para a empresa?
O fluxo de caixa consiste num instrumento de controlo financeiro, através do qual poderá perceber, de forma detalhada, os valores que entram e saem da empresa.
O cálculo é feito através dos saldos existentes em contas bancárias, bem como, o dinheiro disponível na organização.
É através dos registos constantes neste fluxo que o empresário consegue manter as finanças do empreendimento em ordem.
Isto porque no documento constam as receitas e despesas do seu negócio, informações fundamentais para a tomada de decisões… Além de indicar os valores dos diversos setores da empresa.
Assim, desconhecer ou negligenciar esta ferramenta pode resultar num descontrolo financeiro, o que coloca toda a organização em risco.
Os benefícios para o seu negócio
Manter um fluxo de caixa organizado e atualizado pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. De seguida, listamos algumas das principais vantagens:
1 – Auxilia na gestão dos gastos
Quando é analisado corretamente, possibilita identificar gastos que podem ser reduzidos ou eliminados em algum processo da empresa.
Assim, ao detetar desperdício de recursos, é possível corrigir o problema e até mesmo aumentar o lucro.
2 – Assegura o controlo financeiro
Ganha mais controlo sobre as finanças da empresa. Através dos registos, fica a saber exatamente para onde os recursos estão a ser direcionados, bem como, os valores que entram como receita.
Desta forma, a gestão financeira geral é mais assertiva, garantindo o bom funcionamento das operações e o lucro desejado.
3 – Permite planear as finanças
Ao analisar todo o histórico do fluxo de um determinado período, é possível fazer projeções que auxiliam na elaboração de planos para o crescimento da empresa.
Através dos registos é possível perceber os meses em que o lucro aumenta ou diminui, e fazer estimativas de custos para enfrentar uma eventual crise.
Com todas as informações contidas, consegue, inclusive, traçar um plano mais assertivo para expandir os negócios.
4 – Apoia o processo de tomada de decisão
As decisões do gestor devem ser tomadas com base em diversas informações, inclusive financeiras.
Neste sentido, esta é uma ferramenta valiosa para embasar tais decisões e criar estratégias que visam otimizar ainda mais as operações do negócio.
O que deve ficar registado no fluxo de caixa?
Agora que já sabe a importância do fluxo para a saúde financeira do seu negócio, conheça as informações fundamentais que devem constar neste registo.
1 – O saldo inicial da empresa;
2 – As receitas e despesas;
3 – Entradas de caixa dos determinados períodos;
4 – Saídas de caixa dos mesmos períodos;
5 – Novos lançamentos.
É claro que estas são somente algumas informações básicas. Esta ferramenta tem a capacidade de contar muito mais dados que são fundamentais.
Assim, para que os registos sejam feitos corretamente e de forma mais prática, considere implementar um sistema de gestão contabilística.
Tenha um controlo maior das finanças da sua empresa através do fluxo de caixa. Se precisar de ajuda, pode contar connosco!