Finanças empresariais: 8 conselhos

Finanças empresariais 8 conselhos para manter em ordem

Organizar as finanças empresariais e mantê-las sempre em ordem é tão importante como qualquer outra tarefa administrativa dentro de uma empresa.

Preocupar-se com a produção e com as estratégias de vendas é fundamental, contudo sem uma gestão financeira a empresa não vai a lado nenhum. Afinal, o dinheiro é um fator vital para manter a empresa em funcionamento.

Se está com dificuldades em administrar as finanças empresariais, continue a ler este artigo que lhe dará 8 conselhos que, certamente, melhorarão a saúde financeira da sua empresa.

Como garantir a eficiência da sua empresa através da gestão das finanças empresariais?

Ter uma rotina de gestão financeira, de modo a garantir o equilíbrio no fluxo de caixa, é extremamente importante para que a empresa se mantenha no mercado.

Por essa razão, saber gerir as finanças deve ser uma preocupação constante.

No entanto, nem todos os empreendedores compreendem a importância disso. 

Se faz parte deste grupo, saiba que existem alguns aspetos que comprovam que saber gerir financeiramente uma empresa é um fator primordial:

  • Com o domínio sobre a saúde financeira consegue tomar melhores decisões acerca da empresa;
  • Tem mais segurança para evitar endividamentos;
  • Consegue criar metas reais;
  • Reduz despesas desnecessárias e aumenta o lucro;
  • Planeamento consciente da empresa com base em dados reais;
  • Garante o capital circulante;
  • Sabe onde alocar o capital para desenvolver todas as atividades da empresa.

Percebe agora a importância da gestão das finanças empresariais? Conheça a seguir 8 conselhos que pode aplicar e que o vão ajudar a gerir melhor as suas.

1. Avalie a situação financeira atual

O primeiro passo para ter um maior controlo financeiro é criar consciência sobre a situação atual. 

Essa análise inicial é importante não só para avaliar como estão os gastos, mas também para identificar os problemas.

Um exemplo é pagar todas as despesas com as receitas. Assim consegue avaliar o lucro obtido e classificar onde pode reduzir as despesas. 

2. Contas pessoais 

Um erro comum de muitos empreendedores é misturar as finanças pessoais com as da empresa. 

Mas, a partir do momento em que se tem um negócio em que investe e ganha dinheiro, é preciso organizar de forma rigorosa os recursos destinados à empresa e o dinheiro reservado para a vida pessoal. 

Não use o dinheiro da sua empresa para pagar contas pessoais. Essa é a condição necessária para que este se mantenha e desenvolva.

3. Acompanhe diariamente as movimentações

Registar e acompanhar as movimentações realizadas pela empresa é a base para gerir adequadamente o dinheiro da entidade.

Mas, essa é uma tarefa que deve ser colocada em prática diariamente, para que nenhuma movimentação passe despercebida, por menor que seja o valor.

Dessa forma, fica mais fácil compreender a situação financeira.

4. Fique a par de todos os prazos

Para que as finanças empresariais sejam devidamente organizadas, ter conhecimento de todos os prazos, datas de vencimento e receção é de extrema importância. 

Isso ajuda a controlar o fluxo de caixa, já que estabelece prioridades para tudo aquilo que tem o dever de pagar e/ou receber.

5. Fornecedores

Se a sua empresa trabalha com fornecedores, saiba como fazer a boa gestão dos seus serviços.

Faça a análise completa de todos os parceiros da empresa, focando-se no bom relacionamento e gestão. 

6. Stock

Outra tarefa que faz parte da organização das finanças empresariais é o controlo de stock. 

Não acumule demasiados produtos, porque exige grande investimento da empresa. Este investimento deve estar sincronizado com a venda dos produtos.

7. Defina um orçamento anual

Tenha um valor limite para aplicar no investimento. Tendo essa quantia definida, terá como preparar estratégias sem prejudicar a saúde financeira da empresa. 

Para isso defina o foco do investimento, objetivos, valores e como isso será feito. Assim, não corre o risco de ter uma instabilidade nas finanças.

8. Tenha disciplina

É claro que falar é muito mais fácil do que fazer. Mas ter uma boa disciplina quando o assunto é a gestão de negócios, ainda para mais quando envolve dinheiro, é um atributo que todo o gestor deve ter.

Faça questão de acompanhar todos os indicadores da empresa, afinal, se não há foco e um acompanhamento diário, são grandes as hipóteses de os objetivos da empresa não serem alcançados.

Vimos aqui as oito práticas que deve ter em mente para que as finanças empresariais da sua empresa sejam administradas corretamente. 

Com estes pontos, irá, certamente, conseguir manter a boa organização financeira, garantindo não só o lucro, como a vida longa da sua empresa.

Aguardamos o seu contacto!

    Partilhar artigo