A gestão de crise consiste no processo através do qual uma empresa lida com um problema imprevisto, que pode causar-lhe diversos prejuízos.
É importante destacar, contudo, que este procedimento não é desenvolvido no decorrer da situação problemática. Isto porque envolve um planeamento estratégico de investigação e trabalhos preventivos, para reduzir e evitar riscos.
De seguida, falamos mais sobre a importância desta gestão, além de partilhar dicas sobre como a implementar.
Gestão de crise: 6 ações essenciais para recuperar uma empresa
Mesmo com muita organização, um bom plano de negócio e estratégias bem definidas, qualquer empresa pode ser acometida por uma crise.
Pense, por exemplo, na quantidade de negócios que foram afetados pela pandemia. Muitos foram tão prejudicados que tiveram mesmo de fechar as portas.
Por isso, é importante implementar um processo de gestão de crise, que possibilite a adoção de um conjunto de práticas para tratar de um problema inesperado, interno ou externo, e que pode causar prejuízos financeiros. E, claro, que possa também colocar em causa a reputação da empresa.
Além de lidar com qualquer ocorrência em andamento, este processo é fundamental para identificar previamente fontes de risco.
Neste sentido, saber implementar medidas efetivas para recuperar a empresa é essencial para a sua sobrevivência.
Conheça algumas ações importantes que devem fazer parte do plano de gestão de risco do seu negócio.
1 – Faça um diagnóstico da situação
Ao enfrentar um momento de crise, o primeiro passo é analisar e fazer um diagnóstico da situação em que a empresa se encontra.
Obter este panorama permite perceber a gravidade do problema, que danos ocorreram, e que outras consequências podem surgir.
É importante que todos os departamentos (financeiro, RH, marketing, etc.) estejam envolvidos neste processo.
2 – Investigue a origem do problema a ser enfrentado
Só é possível adotar medidas efetivas de contenção de crise, quando conhecemos o que a originou em primeiro lugar.
Por isso, é importante fazer uma investigação interna e também externa, para assim detetar a origem do problema em questão.
3 – Identifique os setores mais afetados pela crise
Uma mesma situação pode impactar de diferentes formas os diversos setores da empresa.
Por exemplo, se a crise afeta a imagem do negócio, o setor de marketing pode ser o mais prejudicado.
Da mesma forma, um processo de caráter legal pode prejudicar os setores financeiro e de contabilidade.
Como vê, identificar os departamentos mais vulneráveis ajuda substancialmente no processo de recuperação. Isto porque permite a implementação de ações mais urgentes, para gerir melhor a ocorrência.
4 – Tenha um plano de ação consistente
Uma gestão de crise eficaz depende de um plano de ação consistente e bem estruturado.
Nele, devem estar contidas as etapas de gestão de crise, determinando as medidas a serem adotadas, os seus responsáveis, bem como as metas de recuperação.
5 – Acompanhe os resultados do plano de ação
De nada adianta implementar estratégias para superar a crise, e deixar de acompanhar os resultados.
É preciso acompanhar o efeito destas ações, para assim determinar se têm o efeito desejado. Ou, por outro lado, para perceber se é preciso alterar alguma medida, para proporcionar resultados mais eficazes.
6 – Promova uma comunicação eficiente
Tanto os colaboradores, quanto os fornecedores devem ser informados sobre o problema que está a afetar a empresa.
Por isso, promova uma comunicação clara e eficiente. Omitir informações pode agravar ainda mais a situação. Além disso, é um dever dos gestores estarem à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que estes possam ter.
Infelizmente, os momentos de dificuldade podem surgir a qualquer momento. Independentemente do tipo de empresa ou do setor em que a entidade está inserida.
Por isso, é importante estar preparado para as mais diversas situações e minimizar os eventuais prejuízos.
Lembre-se: ter um bom planeamento será fundamental para a sua estratégia de gestão de crise ser bem-sucedida!