Os conceitos de finanças e contabilidade, apesar de muito próximos, possuem diferenças que são cruciais quando falamos da gestão de um negócio.
Por um lado, temos o setor financeiro, responsável pelo fluxo de caixa e análise de valores. Ou seja, analisa os indicadores que refletem a saúde financeira da empresa.
Por outro, a contabilidade trata do registo de todas as transações do negócio, e assegura o cumprimento de obrigações legais e fiscais.
Em conjunto, estes dois departamentos fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão do gestor.
De seguida, explicamos porque ambos os setores devem atuar em sintonia, para garantir o bom desenvolvimento dos negócios.
Contabilidade e Finanças: Conheça a importância destes setores para a saúde financeira da empresa
Apesar dos termos serem frequentemente usados como sinónimo, a verdade é que os setores financeiro e de contabilidade apresentam diferenças importantes.
De facto, ambos os conceitos relacionam-se com o capital de um negócio, e estão interligados.
Contudo, os departamentos possuem funções e abordagens distintas, que se complementam para a boa gestão da empresa.
Podemos dizer que a contabilidade possui um foco em informações e transações relacionadas com o património da empresa.
Por sua vez, o departamento financeiro controla a entrada e saída de dinheiro (fluxo de caixa), além de ser responsável por projeções futuras.
De um modo simplificado, o setor da contabilidade analisa as movimentações passadas, para orientar o gestor na tomada de decisões. Já a parte financeira foca-se na situação presente e no planeamento acerca do direcionamento dos recursos da empresa.
Relação entre ambos
Apesar das diferenças, é crucial que ambos os setores estejam em sintonia, pois irão ditar o equilíbrio financeiro dos negócios.
Neste sentido, é comum que a gestão das finanças seja realizada internamente. Enquanto a gestão da contabilidade fica a cargo de um contabilista independente ou de um escritório de contabilidade.
Desta forma, tanto o gestor financeiro quanto o contabilista partilham informações sobre os resultados da empresa, situação patrimonial e outros dados que ajudam a promover o crescimento do negócio.
Na frente financeira, são definidas estratégias para utilizar os recursos com eficiência, aumentar os lucros, reduzir custos e considerar investimentos.
Já na área contabilística, este profissional faz o registo cronológico de todos os factos económicos e financeiros da empresa. Além de tratar das obrigações fiscais, laborais e do planeamento tributário.
Assim, o gestor financeiro e o contabilista são parceiros estratégicos essenciais em qualquer negócio que queira ser bem-sucedido.
Organizando o trabalho em conjunto
Unir os esforços entre os setores de finanças e contabilidade da sua empresa é fundamental para obter bons resultados.
De seguida, partilhamos algumas dicas para otimizar ambos os departamentos.
-
Organização dos setores
É fundamental que os departamentos tenham processos internos bem definidos e uma boa estrutura, que permita aos profissionais colher dados e trabalhar de forma mais assertiva.
-
Tenha um planeamento financeiro
O planeamento financeiro é a ferramenta necessária para que o gestor possa definir um orçamento. E, além disso, reduzir custos, fazer investimentos, e tomar as decisões necessárias para aumentar o lucro do negócio.
-
Contrate um contabilista de confiança
A escolha do contabilista é decisiva para o futuro da empresa. Afinal, o profissional irá atuar como parceiro estratégico, apoiando a tomada de decisões do gestor financeiro.
-
Adote um sistema de gestão financeira
O sistema de gestão financeira permite automatizar as tarefas rotineiras. Além de, ainda, reduzir o risco de erros de cálculos, o que pode comprometer todo o planeamento estratégico.
A sua empresa possui departamentos de finanças e contabilidade bem organizados? Invista nestas áreas e alavanque os resultados do seu negócio!