Conheça os principais impostos que as empresas têm de pagar

Conheça os principais impostos que as empresas têm de pagar

O pagamento de impostos faz parte da rotina de qualquer empresa, com a criação da empresa assume novas obrigações fiscais.

E é muito importante manter estas obrigações em dia, pois as consequências de falhas no pagamento podem ser drásticas para o futuro do negócio.

Conhece todos os impostos que tem de pagar para manter a sua empresa em funcionamento regular?

No artigo de hoje listamos alguns dos principais que incidem sobre as empresas em Portugal. Fique a conhecê-los!

Impostos empresariais: Conheça os principais

As empresas estão sujeitas a diversas obrigações fiscais desde o momento da sua criação, como é o caso do pagamento dos impostos.

Caso contrário, poderá ter de pagar coimas e penalidades que prejudicam o andamento dos negócios.

O primeiro passo para não falhar é saber o que deve pagar. Estes podem variar de acordo com vários aspetos do negócio.

De seguida, listamos as principais obrigações fiscais sobre as quais os empresários devem ter conhecimento.

 1 – Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas

Um dos principais custos a serem suportados por empresas é o IRC, que incide sobre o rendimento resultante da atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola.

Além das empresas portuguesas, o imposto também pode ser cobrado às empresas não residentes, mas que tenham obtido rendimentos em Portugal.

O cálculo deste imposto é realizado tendo por base os lucros do ano anterior. Porém, é importante saber que há diversos fatores que influenciam no valor final a pagar.

2 – Imposto de valor acrescentado

Outro imposto bastante conhecido pelos portugueses é o IVA, que, quando incide sobre empresas, funciona de forma diferente.

Neste sentido, as empresas suportam, maioritariamente, o IVA nas compras, mas liquidam-no nas suas vendas.

Ou seja, o valor destinado ao Estado consiste na diferença entre o IVA suportado e o IVA liquidado.

A entrega deste imposto pode ser feita de forma mensal ou trimestral, de acordo com o enquadramento da empresa.

Por sua vez, o valor da taxa de IVA varia consoante o tipo de bens ou serviços oferecidos pela empresa.

As taxas de IVA vigentes em Portugal são: a normal de 23%, a intermédia de 13% e a taxa mínima de IVA de 6%.

3 – Taxa Social Única

Se fez recrutamento, tem trabalhadores na sua empresa, então terá de pagar a Taxa Social Única (TSU).

Esta taxa é entregue à Segurança Social e está relacionada com o salário mensal de cada trabalhador da empresa.

De forma simples, a TSU reflete os descontos para a Segurança Social que dizem respeito aos montantes suportados pela empresa e pelo trabalhador.

Para o seu cálculo, geralmente são considerados os 23,75% suportados pela empresa consoante o vencimento de cada trabalhador.

Já do trabalhador é descontado 11% do seu vencimento, que corresponde às contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem.

4 – Imposto do Selo

O imposto do selo pode incidir em determinadas situações e atividades empresariais, e abrange vários documentos, contratos, atos, títulos, atividades específicas, entre outros.

A taxa aplicável varia consoante o que consta na tabela geral do imposto de selo, que pode ser consultada no Portal das Finanças.

A melhor forma de conhecer os impostos que a sua empresa deve pagar é consultando um contabilista certificado.

Fique atento às suas obrigações fiscais e evite coimas e penalidades junto do Fisco.

Aguardamos o seu contacto!

    Partilhar artigo