O controlo do fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de organização financeira das empresas.
Acompanhar o relatório que demonstra este fluxo é fundamental para a gestão e para a implementação de estratégias que visam a melhoria de resultados.
Neste sentido, uma empresa com um fluxo positivo apresenta uma situação financeira equilibrada. Mas, como atingir esta meta?
No artigo de hoje apresentamos-lhe algumas dicas essenciais para manter o fluxo de caixa do seu negócio sempre positivo.
Fluxo de caixa positivo: Dicas para organizar o processo financeiro da empresa
Antes de apresentarmos as dicas sobre como manter este fluxo de caixa positivo, é importante explicarmos de forma breve em que consiste esta ferramenta financeira.
O fluxo de caixa nada mais é do que o registo de todas as entradas e saídas financeiras de um negócio.
Entende-se por entrada todas as fontes de recursos da empresa, como pagamentos de clientes, investidores, venda de ativos, rentabilização dos juros de algum investimento e assim por diante.
As saídas, por sua vez, são os valores pagos pela empresa para cobrir despesas com stock, aquisição de matéria prima, ordenado de funcionários, entre outros.
Sabendo disto, fica mais fácil compreender o que é um fluxo positivo, caracterizado quando numa empresa há mais entrada de recursos do que saída.
Este é um importante fator demonstrativo da saúde financeira de qualquer negócio. Para atingir este objetivo, fique atento às dicas que partilhamos de seguida.
1 – Desenvolva um plano estratégico
É muito importante que a empresa tenha elaborado um plano estratégico abrangendo um período de, pelo menos, 12 meses.
Analise o contexto de mercado no qual o seu negócio se encontra, procurando alternativas e objetivos a curto, médio e longo prazo, dentro deste período.
Este panorama mais amplo sobre o andamento da empresa facilita a organização e a obtenção de um fluxo positivo.
Também é importante ter um planeamento tributário para reduzir, por exemplo, o percentual de impostos que incidem sobre a faturação.
2 – Observe os processos administrativos e operacionais
O acompanhamento de processos administrativos e operacionais deve ser realizado de forma constante.
Desta forma, é possível perceber atempadamente se durante este processo há algum ponto de fuga que esteja a causar prejuízos ao negócio.
Além disso, durante este acompanhamento terá informações essenciais para desenvolver as novas soluções que ajudem a reduzir as despesas e a manter o fluxo positivo.
3 – Evite gastos excessivos
O destino dos recursos da empresa deve ser muito bem planeado. Se os negócios não estão a passar por um período favorável, é ainda mais importante perceber onde se podem reduzir gastos.
Avalie todos os projetos que tem em andamento, estude como estes podem trazer retorno à empresa e se vale a pena dar continuidade aos mesmos.
Em algumas circunstâncias, existem projetos menos prioritários que podem ser suspensos por alguns meses, com uma previsão de retorno, motivada pelo acompanhamento contínuo da situação.
4 – Cultive um bom relacionamento com clientes e fornecedores
Manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores é uma forma de evitar o incumprimento, conseguir negociar bons preços na compra dos produtos essenciais para o seu negócio e também prazos mais vantajosos.
Este trabalho de fidelização é fundamental para conquistar parcerias e, assim, paralelamente, manter o fluxo sempre positivo.
5 – Tenha uma reserva
É muito importante que a sua empresa tenha uma reserva de fundos suficiente para os meses mais difíceis, quando as entradas ficam em défice em relação às saídas.
Para criar esta reserva, faça uma revisão do seu histórico de fluxo de caixa e chegue a uma estimativa capaz de cobrir a empresa por três meses, seis meses e um ano.
Todas estas dicas para manter o fluxo de caixa positivo podem ser colocadas em prática de forma mais eficiente com o suporte de um contabilista.