O break even point, ou apenas break even, é uma ferramenta de gestão financeira que pode ajudar a sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento.
Através desta ferramenta pode encontrar o equilíbrio nas finanças empresariais, perceber se os preços praticados pelo seu negócio são compatíveis com o mercado e quanto será o seu lucro.
Explicamos-lhe no artigo de hoje como o break even pode ajudá-lo a encontrar o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio.
Entenda o que é e como esta ferramenta pode ajudar a sua empresa
Conforme dito, o break even point consiste numa ferramenta de gestão financeira, através da qual é possível encontrar o ponto de equilíbrio do negócio.
Entende-se por ponto de equilíbrio quando as vendas dão lucro o suficiente para o pagamento das despesas, sem prejuízo.
Através desta ferramenta é possível analisar diversos aspetos que ajudam a direcionar melhor a empresa.
Neste sentido, é possível perceber, por exemplo, se o preço da oferta é adequado, de acordo com os gastos de produção, ou até se existe algum corte nos custos que possa ser feito para alcançar o break even mais rapidamente.
A importância desta ferramenta
A análise obtida do break even é importante para que o gestor tenha maior controlo do negócio.
Além da gestão financeira de facto, a ferramenta também contribui para a melhoria de outras áreas, ajudando assim a formatar da melhor forma o modelo de negócios.
É bastante comum que empresários percebam que a empresa está a sofrer prejuízos ou que o lucro está muito abaixo do esperado.
Nestes casos, é fundamental implementar mudanças para que o negócio se mantenha sustentável e competitivo.
Relativamente às finanças, a análise do break even point, juntamente com outros indicadores, permite ao gestor obter um panorama acerca da saúde financeira do empreendimento.
Desta forma, é possível trabalhar melhor na questão da precificação dos produtos e/ou serviços e, consequentemente, nas vendas.
Como utilizar a análise do break even?
Através do cálculo realizado para encontrar o ponto de equilíbrio da empresa, é possível analisar mais profundamente outros aspetos, como a gestão administrativa, financeira e, até mesmo, de marketing.
Há, basicamente, três pontos que podem ser analisados e alterados. São eles o preço, os custos e as vendas.
Qualquer alteração num destes três pilares provoca mudanças no valor do break even.
É importante estar atento a estes fatores, pois sabemos que o mercado é dinâmico e oscila com frequência, impactando diretamente nestas questões.
Por exemplo, se houver uma queda nas vendas, duas das soluções viáveis para manter as finanças em equilíbrio são cortar custos ou diminuir o preço dos produtos.
Neste cenário, o ideal seria cortar os custos ao invés de reduzir os preços, pois estes são da responsabilidade da empresa, que deve sempre estar atenta aos mesmos. Ou seja, é uma alteração positiva.
O corte nos custos, sejam eles fixos ou variáveis, contribui positivamente para diminuir o Break Even e, consequentemente, aumentar os lucros.
Em que altura o negócio deve alcançar o break even point?
Quanto mais tempo precisar para alcançar o ponto de equilíbrio, menor será a probabilidade de a empresa obter um lucro elevado.
Este ponto de equilíbrio deve ser atingido todos os meses, sempre de acordo com as datas de fecho do período.
Por isso, o ideal é reduzir os custos para alcançar o ponto de equilíbrio o mais cedo possível, e assim não precisar de implementar soluções drásticas para atingir a faturação esperada em determinado mês.
Como pode perceber, a análise do break even point relaciona os custos, o preço final e o volume de vendas, visando o equilíbrio financeiro da empresa.
Implemente esta ferramenta na gestão financeira do seu negócio e mantenha-o competitivo e sustentável no mercado.